Perceber da poda – podar para iniciantes

Pode parecer um pouco intimidante ao início, mas podar é mesmo necessário para algumas plantas. Felizmente não é difícil, basta seguir algumas regras gerais.

Para que serve a poda em certas plantas?

  • Remover partes mortas
  • Encaminhar/moldar
  • Melhorar a saúde
  • Preparar para transplantes
  • Aumentar a quantidade e qualidade da produção de flores e frutos

tesoura de podaPara as árvores maiores que 2 metros, temos de usar serrote e escadote, mas para o resto, basta-nos uma boa tesoura de poda.

Como podar

Convém podar no início da primavera, antes de começarem a rebentar os novos ramos e folhas. Deve-se cortar  as pontas dos ramos e os ramos que pareçam mais fracos, e nunca, mesmo nunca, se deve cortar um ramo grosso, pois a árvore pode não conseguir cicatrizar. Na seguinte esquema de poda podemos ver o exemplo de uma macieira, e quanto devemos cortar.

podar árvore

O que podar

Árvores de fruto, roseiras, loureiro, limonete, alecrim, outros arbustos, etc. Com a prática começa-se a ter uma certa intuição para a coisa.

podar ramo partidoEm qualquer altura do ano em que a planta fique com um ramo rachado ou partido, deve-se cortar esse ramo pela base, para impedir o apodrecimento.

Para quem tiver amigos que não percebam nada da poda, nada como partilhar este artigo usando os botões em baixo. Eles podem perceber que é uma indireta, mas não faz mal, entre amigos ninguém leva a mal! 🙂

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *