Passo a passo: secar ervas para fazer chá

Esta semana andei a podar o meu limonete, que estava a ficar com o penteado todo desgrenhado. Quando acabei, tinha uma montanha de folhas/galhos no chão.

O chá de limonete (lúcia-lima) fica delicioso feito com as folhas frescas, mas neste caso, quis aproveitar a poda e secar as folhas para mais tarde fazer chá. Não tem nada que saber. E este método aplica-se para secar outras ervas quaisquer que sirvam para fazer chá, como cidreira, camomila… É mais uma forma de conservarmos aquilo que a horta produz a mais e mais uma ideia para presentes baratos: arranjar/fazer saquinhos de chá amorosos, enchê-los com as folhinhas, fechar com um lacinho e oferecer a quem mais gostamos.

Instruções passo a passo:

1º Colher

No meu caso, aproveitei a poda. Os galhos devem ser cortados e não puxados, porque isso danifica a planta. O corte deve ser feito de forma a dar espaço para depois amarrar em pequenos fardos. Deve-se analisar bem as folhas e retirar quaiquer insetos ou folhas estragadas antes de passar à fase seguinte. A colheita deve ser feita depois das folhas estarem bem secas do orvalho da manhã.

folhas de limonete

2º Enfardar

Fazem-se pequenos molhos de 5-7 hastes e atam-se usando um elástico. Porquê um elástico? É que os molhos vão encolher durante o processo e assim as hastes não se soltam. Mas um cordel bem amarrado também resulta.

3º Secar as ervas

Depois de fazer os molhos, é só pendurá-los num lugar escuro e seco, como uma garagem, por exemplo, onde não estejam expostos diretamente à luz do sol. O tempo de secagem varia, mas sabemos que as folhas estão secas quando ficarem crocantes e esmigalharem facilmente. Durante a secagem, os molhos podem largar sementes que vão cair para o chão e que se podem aproveitar para voltar a semear.

lúcia-lima

4º Passo –  Armazenar

Agora é cortar as folhinhas com uma tesoura e guardá-las em frascos de vidro, de preferência com tampas herméticas. Quando ficamos mesmo com muita quantidade, o Vasco costuma embalá-los em sacos plásticos que depois fecha a vácuo. Assim conserva durante muito tempo!

chá de limonete

E está feito!

Qual é o vosso chá preferido? Preferem as folhas frescas ou secas? Deixem-nos a vossa opinião nos comentários em baixo. Pode ser que surja um artigo sobre o chá mais escolhido. 🙂

You may also like...

15 Responses

  1. Maria Rodrigues de Oliveira diz:

    eu gosto mais de chas frescos ,mas tomo de desidratados numa boa ,pricipalmente se solber que contem a mesma qualidade.

  2. Maria Jose Gaspar diz:

    Hoje deram-me uns galhos de lúcia-lima, que adoro. Antes de pôr a secar, cortei em hastes pequeninas com cerca de 3 folhas cada. Vou deixar num tabuleiro a secar na garagem, com um papel absorvente por cima, ao de leve, para não apanhar pó. Mas o que faço às florinhas? Também se aproveitam? Devo separar as folhas das hastes e não aproveitar estas. Obrigada pela ajuda.

  3. Vera diz:

    Olá, Maria José!

    Não conheço uso para as hastes ou flores da lúcia-lima. O ideal para os chás é usar as folhas mais jovens, porque são essas que têm o melhor aroma e que contém mais óleos essenciais. Mas percebo a sua pergunta, já que há muitas plantas em que se aproveita tudo.

    Obrigada pela pergunta, e se descobrir mais dicas sobre a lúcia-lima (limonete), partilhe-as connosco!

  4. Isa diz:

    Bom dia por exempl a erva cidreira posso colocar pra secar so as folhas ou nao?obg

  5. Isa diz:

    Bom dia por exempl a erva cidreira posso colocar pra secar so as folhas ou nao?obg

  6. Isa diz:

    Bom dia por exempl a erva cidreira posso colocar pra secar so as folhas ou nao?obg

  7. Carlos diz:

    O sambacaitá usa essa mesma técnica? não lava antes?

  8. rosa maria ribeiro diz:

    Gosto de tomar chá da minha amoreira, já colooooooooquei pra secardentro de um quarto e cobri-ascom um pano. Só não sei direito se colho as maiores e mais bonitas ou as verde-claro e novinhas. E a assepsia tb fico na dúdica.

  9. Heloisa diz:

    Também tenho dúvidas de qual folha é a melhor pra usar e se não é melhor lavar as folhas antes de colocar pra secar? Alguém sabe? Obrigada!!!!

  10. ari diz:

    Não se deve lavar, salvo na hora de preparar:lavar em água corrente, coloque as folhas em uma embalem, com tampa e depois despeje as água recém fervida, deixar esfriar ou 10 minutos, já está pronto para tomar, pode guardar na geladeira ou 10 dias ou se ficar turvo perdeu as propriedades medicinais.

  11. Teresa Azevedo diz:

    Qual a altura do ano em que se deve cortar os galhos de lúcia lima para secar. A minha árvore está agora em flor devo cortar ou deixar sempre assim para usar fresca.

    • Vasco diz:

      A qualquer altura é bom para secar as plantas para o chá. As folhas que ainda estão a crescer (verde claro) têm um sabor melhor. As folhas com um verde mais escuro podem-se tornar um pouco amargas. Quanto às flores, retire-as dos galhos que vai secar.

  12. Roseli diz:

    Geralmente uso chá de folhas frescas, mas sei que os secos também são bons.
    Gosto muito do chá de hortelã.

  13. Niraci diz:

    Quero saber se o erva doce natural pode desidratar,e como fazer para durar mais tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *