Passo a passo: Horta vertical com paletes

Há várias formas de construir jardins/hortas verticais. Já vimos algumas ideias aqui. Mais uma vez, é uma questão de pôr a imaginação a funcionar. Mas por hoje, vamos centrar-nos nas paletes. São relativamente fáceis de arranjar, até porque muitas acabam por ser deitadas fora, e depois de bem preparadas dão excelentes jardins verticais. Podem dar-lhe um aspeto mais rústico ou mais sofisticado, consoante o gosto de cada um. Aqui fica um “Passo a passo” baseado nas ideias que encontrei aqui e aqui.

Material:materiais

  • uma palete
  • plástico de jardinagem
  • serapilheira
  • pistola de agrafados (se não tiverem, usem ou pregos e martelo)
  • tesoura
  • terra
  • sementes ou plantas

Instruções

1. Agrafar a serapilheira ao interior da palete. Se decidirem fazer sem a serapilheira, ignorem este passo.

2. Dobrar o plástico de jardinagem em dois ou em três (para reforçar) e agrafá-lo à parte de trás da palete. agrafarSe a vossa palete não tiver tábuas na parte de trás, convém reforçá-la primeiro, antes de se agrafar o plástico.

O plástico deve ser agrafado apenas em três dos lados da palete. A parte que vai ficar virada para cima também vai levar plantas, portanto, não pode ficar tapada pelo plástico. Ao agrafar, tomem especial cuidado com os cantos para que depois a terra não “fuja” por aí.

canto3. Encher a palete com terra.

colocar terra4. Colocar a palete na horizontal e fazer pequenos cortes na serapilheira com a tesoura.

5. Semear ou plantar.

semearComecem pela base da palete e vão subinto até ao topo. Certifiquem-se de que a terra fica bem comprimida em cada uma das camadas. Vão acrescentando terra para que as plantas fiquem bem acondicionadas.

No caso de colocarem sementes, é aconselhável manter a palete na horizontal até à germinação, não vão as sementes cair por ali abaixo e germinar com uma tábua pela frente.

Este tipo de horta vertical é especialmente bom para ervas armáticas (tomilho, menta, cidreira, manjericão, ou outras aromáticas), morangos, ou para outras plantas de espaços pequenos.

horta verticalPartilhem connosco as vossas ideias para jardins verticais nos comentários em baixo.

You may also like...

1 Response

  1. Nagírley diz:

    achei maravilhoso a ideia de ter jardim em casa alugada que o dono não deixa quebrar o cimentado horroroso e prefeitura por sua vez não aplica o IPTU verde para terrenos permeáveis…Parabéns!! Adorei…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *