Os bichos mais amigos do hortelão

O cão é o melhor amigo do homem. Mas convenhamos que na horta há animais mais úteis. Se virem algum destes em volta das vossas plantinhas, deixem-nos estar. São mão de obra gratuita.

Joaninha

Ela é muito gira, voa, voa, e o pai dela está em Lisboa. Além disso é uma máquina de destruição de afídios (pulgões). Uma joaninha come dezenas de afídios por dia e também inclui na sua dieta outras larvas e ácaros prejudiciais às plantas e aos humanos.joaninha

Para as atraír, semeie dentes-de-leão, endro, coentro, erva-doce ou gerânios.

Libelinha

As libelinhas são insetos muito bonitos e, apesar de haver pessoas que têm medo delas, não há razão para tal. Já os mosquitos, afídios e outras pestes, esses sim, devem ter medo delas. Muito medo.

libelinha

Para as atrair, ajuda se tiver um pequeno tanque ou lago artificial.

Aranha

Deve haver ainda mais pessoas com medo das aranhas do que das libelinhas. Apesar da enorme quantidade de gente que morre nos filmes por causa destes bichos, em Portugal há cerca de mil espécies e só duas são venenosas. A viúva-negra Mediterrânica (Latrodectus tredecimguttatus) e a aranha-violino (Loxosceles rufescens). Apesar dos nomes assustadores, o veneno delas não é mortal para os humanos e não há um único caso de morte em Portugal provocado por aranhas. Já que não podem saciar a sua fome nos humanos, vingam-se nas pestes da nossa horta. Comem mais pestes hortícolas do que os outros bichos todos juntos.

aranha

Para as atrair, deixe algumas folhas e galhos soltos durante o inverno. No verão, elas gostam de se esconder em sítios com sombra e humidade.

Abelha

Além de produzirem mel, são extremamente eficazes na polinização das flores. Há apicultores que as alugam aos agricultores especificamente para esse propósito. Quando uma vem à nossa beira, não é necessário fugir nem espantá-la. Desde que não fique assustada, mesmo que pouse na nossa pele, a abelhinha não irá dar a famosa picada. Interessa-lhe mais o pólen da flor da abóbora.abelha

Para as atrair, semeie plantas que florescem em alturas diferentes do ano. As favoritas são o trevo e o girassol.

Minhoca

A humilde minhoca é uma máquina de arejar o terreno. Fazem buracos na terra para as raízes poderem respirar melhor e para melhorar a circulação da água. Além disso, os seus excrementos melhoram a composição do solo.

minhoca

Para as atrair, evite usar pesticidas. O mesmo se aplica a todos os outros bichos benéficos.

Use fertilizantes orgânicos. De preferência do seu compostor, pois isso aquece o solo no inverno, e mantém-no fresco de verão.

Tem algum destes bicharocos na sua horta? Use os comentários em baixo para partilhar as suas dicas sobre como os atrair.

You may also like...

5 Responses

  1. Ana Teresa Gonçalves diz:

    Gosto sempre de ler estes pequenos truques biológicos. Por diversas vezes, já realizei pesquisas na internet a propósito de agricultura biológica, mas raramente encontrei algo tão concreto.

  2. rosa maria ribeiro diz:

    adorei as dicas. adoro saber o ciclo natural da natureza.

  1. 12 Agosto, 2014

    […] Melhor ainda, por estranho que pareça, é meter as saquetas diretamente na terra. Além dos nutrientes para as plantas, as minhocas adoram comer os vários tipos de chá, e quanto mais minhocas na terra, melhor. […]

  2. 12 Agosto, 2014

    […] Sei que elimina as minhocas, e elas são bem amigas do hortelão. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *