O melhor caldo de legumes do mundo, e arredores.

Porquê fazer um caldo de legumes caseiro se podemos comprar aqueles cubinhos da marca %€&##? Porque esses sabem a cubinhos e o caseiro faz e sabe infinitamente melhor.

Além de ser o melhor caldo de legumes do mundo, também é barato. Barato não é bem a palavra certa. Forreta, sim, é isso. Ah, e as receitas comigo são sempre a olhómetro:

Ingredientes

  • Sobras de vegetais que não usamos na cozinha. Por exemplo: meia cebola com casca, alguns dentes de alho, a parte verde do alho francês, os tocos das cenouras, um bocado de casca de queijo (ok, este “vegetal” não cresce na horta, mas o espírito da receita é esse), talos de aipos, talos de couves, talos de tudo…ingredientes
  • Além de sobras, podemos usar ingredientes completos, outras coisas que tivermos à mão para dar ainda mais sabor (2 folhas de loureiro, alecrim, ou até uns grãos de pimenta).
  • Água (aproximadamente muita, ou para sermos científicos, até encher a panela)
  • Sal (mais ou menos algum)

Preparação

Cozinhar os ingredientes todos em lume brando 3 ou 4 horas.

caldo de legumes ao lumeCoar o caldo e guardar no frigorífico (aguenta-se duas semanas) ou no congelador (meses). Deitar fora os vegetais, porque o sabor e as vitaminas estão todos na água.

coar o caldoQuem quiser, pode reduzir o caldo em lume brando para ele ficar mais concentrado e congelar o caldo de legumes nas cuvetes do congelador.

caldo de legumesOs chefs usam muito o caldo de legumes nos seus risottos, mas nós aconselhamos a usar em quase tudo, desde estufados a arroz, de massas à lavrador a sopas, de rancho a tudo o resto que nos der na gana.

P.S. Eu sei que não está nos ingredientes, mas eu tenho sempre a desculpa de ser terrível com receitas. Há um vegetal que cresce nas garrafeiras e que às vezes já está aberto há dois dias. Também se podem usar esses restos de cozinha… 🙂

vinhoPara ajudar o Hortar.com basta fazer like, comentar ou subscrever (ou todos). Obrigado!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *