O guia completo para morangos deliciosos

De vez em quando, lá trago do hiper uma caixinha transparente de morangos, lindos, grandes, fresquinhos e com ótimo aspeto. Depois chega o calor em maio, e vou à minha horta encontrar uns morangos mais pequenos, por vezes um pouco deformados, quentes, e com um sabor explosivo, capaz de levar um adulto às lágrimas. Procuro nos outros morangueiros por mais um rubi, mais um tesouro doce e perfumado, mas às vezes nada encontro. A tentação é grande, mas tenho de deixar aqueles ainda rosados amadurecerem mais, até ficarem com aquele vermelho profundo, aquele encarnado que liberta aromas e sabores na primeira dentada.morangos Não se pode comparar um morango fresco, criado na nossa horta, a um comprado, colhido e embalado sabe-se lá quando, e pulverizado com sabe-se lá o quê. Os morangos são fáceis de cultivar, por isso são uma ótima escolha para iniciantes ou horticultores profissionais. Este guia foi feito para ser lido de ponta a ponta, ou utilizado como referência, estando organizado por tópicos. Sem mais demora, o guia.

Cultivar

A primeira coisa a fazer é decidir qual o cultivar que queremos cultivar. É confuso, mas é isso mesmo. As diferentes variedades de morangos (e de outras plantas de cultivo) são chamadas de cultivar. Há cultivares anuais (produzem menos, mas durante mais tempo) e cultivares remontantes (produzem muito, mas mais tarde). Há quem use dos dois tipos, precisamente para ter muitos morangos, durante muito tempo.

Cultivares anuais (produzem durante mais tempo, mas menos):

  • Camarosa
  • Chandler
  • Kwesta
  • Carisma
  • Camarillo
  • S. Juan
  • El Capitan
  • El Dorado
  • Chiflon
  • Agoura
  • Ventana
  • Candonga
  • Outros (digam quais nos comentários)

Plantam-se no fim do ano (outubro-janeiro).

Cultivares remontantes (mais produtivos, apenas mais tarde):

  • Selva
  • Irvina
  • Diamante
  • Aroma
  • Albion
  • Seascape
  • Outros (digam quais nos comentários)

Plantam-se no início do ano (janeiro-março).

Semear, plantar ou derivar?

Os morangueiros podem ser cultivados em casa de várias formas. Podemos comprar as sementes, os pés já com raiz, ou derivar um estolho de uma planta adulta.

Semear

As sementes dos morangos estão na parte de fora do fruto, são aquelas pequenas pevides que dão a textura ao morango. sementesPodemos perfeitamente aproveitá-las (usando um palito) para as semear. Atenção que algumas variedades de morangos que estão à venda são híbridas e dão sementes estéreis. Podemos comprar sementes de cultivares diferentes para experimentar de quais gostamos mais. Demora um pouco mais de tempo, e dá mais trabalho, mas é uma solução bastante económica.

Plantar

Podemos comprar os pés de morango já em vaso ou ao molho (ainda no outro dia vi 30 pés por 5 euros aqui à beira).molho morangueiros É uma solução muito prática, pois podemos plantar estes morangueiros já com uma boa raiz e a taxa de sucesso costuma ser bastante elevada. 30 pés de morangueiro dão para uma família de 4 pessoas.

Derivar

Alguns cultivares de morangueiro também se reproduzem por estolhos. Isto é, a planta-mãe produz ramos que se separam, ganham raiz e formam uma planta independente. Neste processo a planta-mãe tem o mesmo código genético das plantas produzidas por estolho, que são seus clones.estolho É um ótimo processo para prolongar o tempo de frutificação, pois as novas plantas levam sempre alguns meses de atraso. Com proteção adequada (por exemplo, estufas), é possível ter sempre estolhos novos a serem produzidos ao longo do ano.

Solo

A terra deve ser solta, bem arejada, com boa capacidade de drenagem. Há cultivares de morangueiros que crescem nas dunas. É frequente verem-se morangueiros em vasos pendurados por cordas. Pode perfeitamente ser cultivado em vasos. Tudo o que possa facilitar o arejamento e drenagem do solo é bom para os morangueiros. Se o solo for muito compacto, teremos de misturar muito fertilizante orgânico (estrume, compostagem). Algumas folhas secas lá pelo meio não fazem mal nenhum. Se a terra tiver uma alta percentagem de fertilizante orgânico, também não faz mal nenhum.palha Morango em inglês diz-se strawberry. Straw (palha) berry (baga). Os nossos aliados bretões às vezes acertam em algumas coisas, e de facto, colocar um bocado de palha a cobrir o solo ajuda a manter o fruto limpo, sem apodrecer nem tocar na terra molhada da rega.

Clima

O morangueiro gosta de sol. Quanto mais sol apanhar, mais doce será o fruto. Quanto aos meses mais frios, em Portugal não há grandes problemas. Se apanhar geada, queima a flor, mas a planta só sofre realmente se a temperatura ficar abaixo dos zero graus.

Rega

De verão, quando os morangos aparecem em força, é necessário regar regularmente, para não deixar que a terra seque por completo. Quando estão em frutificação, eu prefiro deixar os morangueiros com um pouco de sede, para o sabor ficar mesmo intenso. Se regar mais, os frutos irão ficar maiores, mas o sabor será menos concentrado.

Usam algum truque especial com os vossos morangos? Partilhem em baixo, nos comentários.

You may also like...

15 Responses

  1. francisco ribeiro diz:

    Caros amigos morangueiros, tenho a variedade camarosa hà bastantes anos, muito mais saborosos que os diamantes embora mais pequenos. Reproduzo sempre por estolhos que mergulho na terra e planto-os no outono, pois têm tempo de estender as suas raízes estacionam de inverno e mal chega a primavera começam a produzir. Sempre em camalhões com areia fina misturada e muito estrume. Não uso adubos mas sim húmus liquido que produzo. Um abraço

    • Maria Helena de Araujo Petilo diz:

      bom dia francisco.
      vv disse fazer uso de humus de minhoca liquido , como se faz? plantei sementes feltrim tem uma semana ja esta nascendo queria aprender o manuseio paea cultivar morangos pois descobri que uma xicara de cafe equivalw a 50 mg de iodo diario .queria rer um plantio caseiro e perfeito. saudave e sem quimica. o que pode me dizer? grata maria helena.

    • Maria Helena de Araujo Petilo diz:

      bom dia francisco.
      vv disse fazer uso de humus de minhoca liquido , como se faz? plantei sementes feltrim tem uma semana ja esta nascendo queria aprender o manuseio paea cultivar morangos pois descobri que uma xicara de cafe equivale a 50 mg de iodo diario .queria ter um plantio caseiro e perfeito. saudavel e sem quimica. o que pode me dizer? pode me ensinar como se faz o humus? nao e para venda e sim para uso pessoal.
      grata maria helena.

    • Maria Helena de Araujo Petilo diz:

      bom dia francisco.
      vv disse fazer uso de humus de minhoca liquido , como se faz? plantei sementes feltrim tem uma semana ja esta nascendo queria aprender o manuseio paea cultivar morangos pois descobri que uma xicara de cafe equivale a 50 mg de iodo diario .queria ter um plantio caseiro e perfeito. saudavel e sem quimica. o que pode me dizer? pode me ensinar como se faz o humus? nao e para venda e sim para uso pessoal.
      grata maria helena.

  2. neusa almeids diz:

    Eu comecei com 4 mudas e agora já tenho uns 20 pés. Fiz as outras mudas com estolhos, estão viçosas nascendo folhas novas a cada dia mas ainda não tem flores, estou ansiosa pra ver as flores.

    • Vasco diz:

      Olá Neusa. Cá em casa os pés também se multiplicaram, mesmo sem grandes cuidados. As flores vêm com a primavera (e logo de seguida moranguinhos minúsculos).

  3. Nuno diz:

    Obrigado pelo artigo, muito interessante. Procuro saber se ainda vou a tempo de cultivar uma variedade (cultivar?) remontante. Acaba a minha filha de me pedir que lhe plante morangos, o que despertou uma ambição antiga e ainda não realizada. Sendo ainda possível, sabem-me indicar onde posso adquirir em Lisboa pés de morango? Obrigado mais uma vez.

    • Vasco diz:

      Sim, Abril ainda vai perfeitamente a tempo. Qualquer Horto em Lisboa deverá ter em stock várias variedades de morangos nesta altura. Até nas feiras é capaz de encontrar.

  4. Nubia diz:

    A espécie SENSAÇÃO como e quando devo começar o plantio?
    Essa espécie frutifica bem?

  5. leonor diz:

    obrigado pela dica

  6. Oi boa tarde comprei a mudá já com uma flor e alguns botões. Será que vai dar frutos. Estou para ver

  7. Marcelo diz:

    Excelente Site !!! ótimas dícas… estou usando o garrafão de água de 5Lcomo micro estufa para os meus morangos… os pardais estavam atacando … ficou muito bom. Obrigado.

  8. Edcarlos diz:

    Olha, quero morangos grandes..
    O que eu faço p ele crescerem?

  9. Elias Junior diz:

    Faz um tempo que ouvi falar de um morango chamado coração de leão, que era característico pelo tamanho grande, mas não sei se é verdade, existe mesmo este tipo?

  10. Elias Junior diz:

    Faz algum tempo que ouvi falar de um morango chamado coração de leão, que era característico pelo tamanho grande, mas não sei se é verdade, existe mesmo este tipo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *