Hasta la vista, besouro-saltador

O besouro-saltador é um inseto prejudicial para a maior parte das culturas. Gostam especialmente de atacar as plantas quando ainda são jovens e tenras. A nossa missão é então salvar as plantas jovens, acabando com o inimigo. O James Cameron fez um filme parecido com isto, e também envolvia plantas.

exterminador caixa de rosasSão rosas, senhor.

Quem é o vilão deste filme?

O besouro-saltador é o nome comum dado a uma família de insetos, de tamanhos e cores variados, que em comum têm o facto de serem besouros, e saltarem. Daí o nome.

besouro-saltador

O besouro-saltador come as folhas das nossas plantas, principalmente as folhas de rebentos e as folhas de couve. Provocam um dano muito fácil de identificar, caracterizado por buracos a meio da folha.

insetos a comer couve

Neste artigo vamos discutir como exterminar o besouro-saltador.

Água com sabão

A maior parte dos insetos morre em contacto com água com sabão. Pulveriza-se as plantas depois da rega, o que deve acabar com a maior parte das infestações. Cuidado, porque este tratamento também prejudica os insetos benéficos.

Acolchoado

acolchoado de palhaUm acolchoado de palha, de folhas secas, ou de serragem, ajuda a impedir o alastramento de todo o tipo de pragas. Os besouros-saltadores não se reproduzem com facilidade onde há acolchoados. Eu uso acolchoados de palha (um fardo fica abaixo dos 5 euros e dá para uma horta enorme) para impedir os caracóis e as lesmas. O caracol detesta andar em palha.

Borras de café

Será do cheiro, ou da textura, o certo é que resulta. Além disso, as borras de café ajudam a fertilizar o solo, pois são ricas em azoto. O melhor será colocar as borras junto ao solo, e o acolchoado por cima.

Joaninhas

Já falamos sobre insetos benéficos, e do seu efeito nos afídios. Pois a joaninha também extermina os besouros-saltadores.

joaninha exterminadoraI’ll be back.

Internet, já sabes como funciona, comentários é em baixo, e a newsletter é ali ao lado. Ambos ajudam o hortar.com a combater as forças do mal.

You may also like...

2 Responses

  1. rodrigo diz:

    muito bom suas dicas Vera!

    • Vera diz:

      Olá, Rodrigo!
      Muito obrigada pelo seu comentário! Por acaso este artigo foi o Vasco que escreveu, não fui eu. Mas é sempre bom ler comentários positivos! Continue a visitar-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *