Fertilizante caseiro – Chá de composto

Será que o chá de composto era o que as ladies inglesas tomavam às 5 da tarde em ponto? Estou a imaginar aqueles vestidos compridos, os chapéus,… essencial para trabalhar na horta, não acham?

5 o'clock teaCom ladies ou sem elas, está na altura de dar uma ajudinha às plantas que estão a crescer. Não gosto de usar produtos químicos. Então aqui fica uma receita de fertilizante caseiro. Este será o primeiro de uma série de artigos sobre fertilizantes biológicos caseiros.

Chá de composto

O chá de composto é feito a partir da matéria orgânica que colocamos no compostor e que já está madura, ou seja, que já o concluiu o seu processo de decomposição.

Este fertilizante natural ajuda a prevenir doenças, aumenta a quantidade de nutrientes que a planta recebe, alimenta os micro-organismos do solo que processam a matéria orgânica em alimento para as plantas e melhora a qualidade das plantas e o sabor dos seus frutos.

Há várias receitas para esta infusão, que podem encontrar aqui, por exemplo. Mas a receita básica é muito simples de fazer: junta-se uma porção de composto para cinco porções de água e deixa-se assentar entre 7 a 10 dias até a água ficar da cor do chá. E está pronto a usar.

É só regar a base da planta a cada duas semanas e/ou pulverizar as folhinhas (exceto se forem folhas para comer, como as couves, ou alfaces, por exemplo).

fertilizante caseiro

Experimentem fazer a experiência com duas plantas equivalentes e vão regando uma delas com este fertilizante a cada duas semanas. Depois comparem o desenvolvimento das duas plantas. Vão ficar surpreendidos!

Enviem fotos dos resultados para [email protected] para partilharmos aqui!

You may also like...

2 Responses

  1. Eduardo diz:

    Muito obrigado por essas informações, vou experimentar! Estive também a ler este artigo:http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-fertilizante-caseiro-24753.html, que tem dicas muito boas.

  1. 6 Agosto, 2014

    […] mais receitas de fertilizantes caseiros, vejam aqui e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *