Espinafres: 6 factos surpreendentes

popeyeO Popeye é que tinha razão! Cheios de nutrientes e de sabor delicioso, são muitos os benefícios dos espinafres para a nossa saúde. São ricos em ferro, cálcio e vitaminas. Esta é uma boa razão para termos espinafres na nossa horta orgânica. Aqui ficam 6 factos surpreendentes sobre espinafres que talvez não conheçam:

  1. Ajudam na digestão.
  2. Não se deve esperar demais para colher as folhas.  Deixar as folhas amadurecerem demais faz com que fiquem mais rijas e mais amargas.
  3. São mais nutritivos cozinhados do que crus. Uma chávena de espinafres cozidos são três vezes mais nutritivos do que uma chávena de espinafres crus. Isto acontece porque o nosso corpo não consegue assimilar todos os nutrientes dos espinafres crus.
  4. Consumi-los em forma de sumo misturado com outros vegetais ou frutos é a forma mais saudável de consumir espinafres. Esta é a única exceção à regra mencionada no ponto anterior.
  5. O consumo regular de sumo de espinafre traz benefícios para a pele, ajudando no alívio da pele seca e de comichões.
  6. Congelar espinafres reduz os seus benefícios para a saúde. A melhor maneira de aproveitarmos as potencialidades dos espinafres no nosso organismo é mesmo por consumi-los frescos.

Como cultivar espinafres?

sementes espinafresAlém disso, são muito fáceis de semear/plantar, e têm a tendêndia a espalhar-se facilmente. Desenvolvem-se bem em solo húmido. Podem ser semeados bem cedo na primavera, mas também no outono e inverno. O ideal é ir semeando em épocas diferentes para ir tendo folhas novas e tenrinhas ao longo de todo o ano. Se estiverem numa zona em que o clima é muito quente, devem plantar os espinafres à sombra de outras culturas mais altas, tais como milho ou feijão ou até de árvores de fruto.

espinafresHá imensas receitas com espinafres, desde saladas a tartes, sopas e até bolos! Sim, bolos também! Querem partilhar receitas connosco? Deixem nos comentários abaixo!

Talvez também goste ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *