Compota de abóbora

Está a chover há já uns dias seguidos e não tenho conseguido ir para a horta a não ser para resguardar alguns vasos na estufa. É por isso que em outubro pega tudo!

Sendo assim, há que passar algum tempo na cozinha a estragar a dieta! E sabe tão bem com a chuvinha a cair lá fora!

Trago-vos hoje uma receita de compota de abóbora que me foi dada pela minha amiga Ariana. Eu gosto muito de doces e faço-os com alguma frequência porque é uma das formas que tenho de aproveitar aquilo que a horta produz a mais. Ainda há pouco fiz de pera e de figo, mas este vale mesmo a pena deixar aqui porque garanto-vos que é a melhor compota de abóbora que já comi!

Aqui vai!

Ingredientes

  • 1kg de abóbora amarela descascada
  • 1kg de acúcar (se quiserem, “roubem” ao açúcar)
  • 2 laranjas
  • 2 paus de canela

Preparação

Depois de bem limpa de pevides e filamentos, parte-se a abóbora em pedaços pequenos que se colocam numa bacia. Adiciona-se o açúcar e os paus de canela e mistura-se com uma colher. Lavam-se bem as laranjas, cortam-se às rodelas e junta-se a abóbora. Deixa-se ficar em infusão de um dia para o outro, mexendo de vez em quando para dissolver o açúcar.

No dia seguinte, coloca-se todo o preparado numa panela. Deixa-se ferver até a abóbora ja estar bem cozida. Entretanto retiram-se as rodelas de laranja depois de as espremer levemente sobre a abóbora. Deixa-se cozer em lume brando até ter adquirido a consistência de compota. Retira-se os paus de canela e tritura-se com a varinha mágica.

Verte-se o doce em frascos que se tapam enquanto o doce ainda está quente (para criar o efeito de vácuo, que ajuda a conservar por mais tempo).

compota de abóbora

Sugestão: se gostarem de nozes ou pinhões, acrescentem-nos no frasco antes de verter o doce que fica ótimo!

Provem e digam lá se não é uma perdição!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *