Como se ver livre dos caracois

caracol

Desta vez ando consumida com os caracois. As plantas que coloquei na horta no mês de outubro nem chegaram a vingar. Os caracois são verdadeiros devoradores e ainda por cima aparecem em grandes quantidades. Principalmente quando chega a noite, é vê-los sair dos esconderijos mais incríveis! O que eu fazia para me ver livre deles (vá, podem rir-se à vontade) era atirá-los para longe porque não os queria matar. Quando eu era pequena arranjei um caracol de estimação no jardim e fiz-lhe uma casinha num vaso e tudo, por isso devem compreender o meu dilema. Eu acho que os caracois são adoráveis! “Caracol, caracol, põe os pauzinhos ao sol” Quem não se lembra desta cantilena?

Mas em pouco tempo cheguei à conclusão que atirá-los para longe não ia resultar. Experimentei “acolchoar” as plantas em volta com palha seca, mas também não resultou, principalmente depois que vieram as primeiras chuvas. Então, depois de muito ler e pesquisar sobre o assunto, selecionei estas possíveis soluções, que poderão experimentar e ver qual a que melhor se adequa à vossa horta.

Como se ver livre dos caracois:

Prevenir

Certifiquem-se que na vossa horta não tê sítios que os possam atrair ou que possam funcionar como esconderijos, tais como pedaços de madeira, grandes pedras… Enriquecer o solo com composto orgânico também ajuda, porque o mantém mais quente e seco e os caracois preferem ambientes mais húmidos. Colocar as plantas mais separadas também ajuda porque faz com que haja mais espaços onde entra o sol. Podem plantar-se também algumas plantas aromáticas que os caracois parecem não gostar, tais como salva, rosmaninho e lavanda.

Apanhar à mão

Apanhá-los à mão resulta, pois se os conseguirmos apanhar todos antes de se reproduzirem, o problema fica resolvido. Mas depois terão de os ir deitar fora num sítio bem longe da horta.  Para os apanhar à mão, se forem muitos, aconselho usarem luvas por causa do muco.

Armadilhas

Este método serve para atrair os caracois e deitá-los fora todos os dias. Isto consegue-se colocando no chão uma tábua rasa, folhas de couve invertidas, cascas de laranja ou limão invertidas ou ainda um vaso invertido. Os caracois e lesmas irão colocar-se debaixo destes sítios para se abrigarem da luz e de manhã só têm que verificar as armadilhas e deitarem os caracois fora. Verifiquem-nas diariamente e coloquem novas folhas até os números baixarem.

Predadores naturais

Galinhas, patos, alguns pássaros, sapos, tartarugas… Mas atenção, não vão eles devorar os caracois e a horta e tudo!

 

Quem tiver outras soluções, partilhe nos comentátios. Eu edito o artigo em conformidade!

You may also like...

10 Responses

  1. Ana Maria diz:

    Resulta pôr um prato com cerveja. Eles vão lá e lá ficam

    • Vasco diz:

      Boa dica, Ana Maria! E posso atestar que resulta mesmo.
      Só não consigo fazer isso é numa tarde de verão, ou num dia de churrasco. Mal abro a cerveja para dar ao caracol, ela desaparece antes de chegar ao prato… 🙂

  2. João Vitor diz:

    Os caracois não suportam andar sobre o COBRE. Passe um fita larga de cobre ao redor dos vasos ou dos pés das floreiras. Resolve que é uma beleza. O Brasil esta tomado por estes moluscos e soluções alternativas estão surgindo aos montes.

  3. lourival silveira silveire diz:

    Amigos: não vi nenhum comentario sobre um produto que conheço. e que alem de ser barato, é tiro e queda nos caracois, e deve ser uzado ao anoitecer,.. esse produto deve ser espalhe em volta dos canteiros e vazos de hortas e jardim, esse produto é o sal,. só o sal pode exterminal a praga dos caracois, depos me diga como foi.

    • Vera diz:

      Olá Lourival! De facto o sal mata, mas mata tudo. É uma boa solução para colocar num pavimento, junto a um muro onde apareçam ervas daninhas, mas não numa horta, pois ia dar cabo das culturas. Diz-se que quando os Romanos finalmente invadiram e saquearam Cartago, queimaram a cidade e deitaram sal nos campos, para nada mais nascer naquele sítio.

  4. rosa maria ribeiro diz:

    O sal é bom para coqueiros, mas o cal também. Coloquei aqui em casa. O cal ajudou bastante o ano passado na minha amoreira que tava cheia de cochonilha e caramujo. Mas está na hora de usar novamente. Então usarei apenas o cal.

  5. nina diz:

    uma armadilha simples para apanhar caramujos: numa vazilha rasa, pode ser uma forma coloca-se um pano embebido com cerveja. deixa durante a noite e recolhe bem cedo.

  6. Adriana diz:

    Refrigerante e sal atraí os caramujos coloque num prato

  7. Ricardo Coelho diz:

    Em nosso sítio os caracóis adultos foram exterminados pelos lagartos, e os filhotes, devorados pelas galinhas. Raramente voltamos a encontrá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *