Como fazer compostagem

O compostor deve ser colocado diretamente na terra e arejado para que os microrganismos possam entrar e sair. É preciso escolher bem o sítio (deve ser um local à meia sombra, protegido de ventos fortes e que permita um bom escoamento da água) porque depois de começar a enchê-lo vai ser um espetáculo bonito de se ver se o quisermos mover.

compostor na hortaDepois é começar a encher o compostor. Como encher?

A compostagem deve fazer-se por camadas alternadas.

compostor1ª camada (a que fica junto ao solo): galhos mais grossos ou palha para permitir um bom escoamento e ventilação. Regar para humedecer.

2ª camada: Castanhos

3ª camada: Verdes

4ª camada: Terra (camada mais fina). Regar para humedecer.

Repetir o processo, excetuando 1ª camada (a da base). A última camada deve ser de terra e deve terminar mais ou menos a 10/15cm antes da tampa do compostor.

De 3 em 3 semanas, mais ou menos, deve-se remexer o composto para arejar (usando uma forquilha ou ancinho ou o que tiverem mais à mão). Nesta altura a temperatura no compostor já deverá estar mais elevada e já vamos ver os bichinhos por lá a passear.

Entre 2 a 4 meses o composto estará pronto a usar. Sabemos que está maduro quando tem um cheiro agradável a terra (em vez de a podre) e uma cor castanha bem escura.

Pronto a servir nas sementeiras e hortas misturado com a terra.

compostagemGostaram deste artigo? Partilhem-no!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *