Como cultivar beringelas

Este ano semeei pela primeira vez beringelas. Já fiz o transplante e as plantinhas parecem estar a crescer saudáveis. O que sabemos sobre cultivar beringelas?

Beringelas

beringelasExistem vários tipos de beringelas (Solanum melongena), variando na cor. Em inglês, uma das possíveis traduções é eggplant (egg=ovo), precisamente porque há uma variedade que é pequena e branca, da forma de um ovo, embora seja mais rara. A cor mais comum é o roxo ou o vermelho escuro.

É uma planta arbustiva, anual, que pode crescer entre 40cm a 1,5m.

Cultivo

cultivar beringelasA planta da beringela é sensível ao frio e ao excesso de chuva na altura da floração. Por isso, deve ser cultivada em lugar exposto ao sol porque precisa de calor.

As sementes podem semeadas de 8 a 10 semanas antes das últimas geadas previstas. Quando transplantadas, devem ser colocadas com um espaçamento de cerca de 45cm-60cm entre plantas.

As primeiras flores não atraem muitos insetos, por isso, poder-se-á fazer a polinização manualmente. As flores são completas, contendo tanto as estruturas femininas como as masculinas e por isso também podem ser autopolinizadas.

As beringelas não pedem muita água, ao contrário dos tomates e dos pimentos. Pode-se regar as sementinhas até estabelecerem raiz, mas assim que começarem a florir e frutificar, uma regadela profunda uma vez por semana é suficiente.

Pode-se fertilizar com composto, mas isso só deve ser feito depois de começar a florir e a dar fruto. Fazê-lo antes só vai aumentar a produção da folhagem e não do fruto em si.

Plantas companheiras

Pode-se plantar beringelas ao pé de batatas, ervilhas, espinafres, feijões, pepinos, pimentos e malaguetas (ver a tabela de plantas companheiras).

Pragas

As pragas que afetam batatas, pimentos e tomates (afídios, escaravelho da batata,…) são as mesmas que afetam as beringelas. Assim, não devem ser plantadas nas áreas anteriormente ocupadas por esses parentes.

Colheita

floração

A maioria leva entre 65 a 70 dias desde o transplante até à colheita. Devem ser colhidas quando estiverem brilhantes e firmes. Para um melhor sabor, devem ser colhidas enquanto jovens e tenrinhas. Não há problema em colhê-las um pouco antes de estarem completamente maduras, até porque isso vai encorajar o crescimento de mais fruto. Ao colhê-las, deve-se cortar o fruto com um pouquingo de caule e não puxá-lo.

Após a colheita, conservam-se num local fresco entre 1 a 2 semanas.

Gostaram deste artigo? Partilhem!

You may also like...

1 Response

  1. 16 Julho, 2014

    […] 7 – A beringela pertence à mesma família dos tomates (Solanaceae). Quando se cultiva deve-se ter em atenção o mesmo tipo de cuidados. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *