As 6 ervas aromáticas mais práticas

Com esta meia dúzia de ervas aromáticas, não dá para falhar. Refrescam qualquer receita e são fáceis de cultivar, em vasos ou no quintal, na varanda ou até no parapeito da janela da cozinha.

1 – Alecrim

alecrimAlecrim doirado que nasceu no monte sem ser semeado. Não há muitas coisas mais fáceis do que cuidar do alecrim. Durante o inverno, quando não houver muito mais na horta, há sempre alecrim. De verão resiste bem à seca. E atrai insetos benéficos.

2 – Orégão

orégãoMolhos, temperos, assados, tudo fica melhor se os orégãos forem frescos. E há sempre vasinhos de orégãos nos hipers. De semente é mais barato.

3 – Tomilho

tomilhoDe fácil cultivo, vai bem com carnes e molhos. É uma planta ótima para a saúde e, recentemente, um estudo pela Universidade de Leeds comprovou que uma infusão de tomilho é o tratamento mais eficaz contra a acne.

4 – Salsa

salsaSe cresce no passeio em frente à nossa casa, entre o muro e o cimento, e até temos de estar sempre a controlar para ela não dar cabo do muro, também cresce numa horta. Quando a salsa deita semente, além de ser muita, perde as folhas todas e morre. Por isso convém ter vários cantos da casa (ou da vizinhança) com salsa em várias fases de maturação. Tem nutrientes espetaculares para a saúde: flavonóides, ácido fólico, vitamina a, c e k, alfa e beta carotenos. Cuidado, grávidas, podem consumir quantidades razoáveis, mas não exagerar. Todos os outros, exagerem à vontade.

5 – Coentro

coentroSe alguém tiver dúvidas se é coentro ou salsa, esmaga-se uma folha nos dedos. As fragâncias são ambas ótimas, mas muito distintas. Dá-se bem todo o ano, exceto naqueles verões mesmo quentes. A fragância é tão fresca que dá vontade de ter sempre na cozinha. No parapeito e no prato. Açordas alentejanas, venham elas!

6 – Manjericão

Cozinhados ou crus, desde uma pitada a doses copiosas, o manjericão fica sempre bem. Os italianos são especialistas nestas coisas, e eu nunca diria que não a uma salada Caprese.
salada capreseMicro-receita: Manjericão, queijo fresco (ou mozzarela), tomates, sal e azeite.

Há mais sugestões de ervas aromáticas práticas? Comentários em baixo.

You may also like...

1 Response

  1. 17 Setembro, 2014

    […] que tal a nossa lista de 6 ervas aromáticas muito práticas de ter em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *