Afídios – 3 soluções biológicas

Olá, Internet!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEstou com um problema. Depois das minhas sementeiras de primavera, os feijõezinhos começaram a brotar e surgiram as primeiras folhas tenrinhas. Um dia, estava eu toda descontraída a regar e, para descrever o que senti, só me vem à cabeça aquela música estridente de terror do filme Psycho do Hitchcock quando estão para matar a mulherzinha no chuveiro. Não é que as folhinhas, ainda mal nascidas, já estavam cheias de piolho? O que fazer para me ver livre dos afídios de forma biológica? Aqui ficam alguns resultados da minha pesquisa:

  • solução de urtigas de que falei aqui
  • solução de água com sabão: para 1 litro de água, 2 colheres de sopa de detergente da loiça e 2 colheres de sopa de álcool;
  • insetos amigos das plantas, embora esta solução seja mais demorada. A longo prazo é capaz de ser a melhor, mas é preciso criar condições para esses insetos virem para a nossa horta.

O que não faltam são soluções biológicas. Mas é preciso ter cuidado porque algumas são prejudiciais para os insetos auxiliares.

E vocês? Que soluções têm para se verem livres dos afídios? Digam-nos o que resulta. Deixem as vossas sugestões em baixo.

 

You may also like...

4 Responses

  1. ines diz:

    eu uso agua com sabão azul e branco e piri-piri.
    Deixo a macerar 24 horas, filtro e com borrifador molho os feijões e outras plantas que tenham piolho ! RESULTA

    • Vera diz:

      Olá, Inês! Essa calda tem todas as indicações que funcione de facto. Há outras semelhantes à base de sabão azul (é biológico) e óleo que funcionam porque tapam as entradas de ar dos insetos. A adição do piri-piri é interessante, e deve ter efeito em certas espécies infestantes. Obrigada pela dica!

  2. Teresa Azevedo diz:

    Eu tenho eliminado as pragas das minhas plantas com uma solução de água (um garrafão de 5 l com 2 colheres de detergente da loiça e uma chávena de óleo de cozinha) . Ponho num pulverizador e pulverizo todas as folhas com pragas e as árvores de fruto. Também é eficaz para elimionar o bicho da madeira.

    • Vasco diz:

      É uma solução (literalmente, é uma solução) muito eficaz, que atua impedindo a respiração dos infestantes. No entanto, deve-se ter cuidado com as plantas mais sensíveis. A Universade de Oregon (EUA) recomenda que se deixe atuar durante algumas horas, mas que antes do final do dia se passe a planta por um duche de mangueira, para eliminar os vestígios da solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *