5 dicas para conservar vegetais

Quando a nossa horta produz bem mais do que aquilo que conseguimos consumir, há várias formas de não deixarmos que nada se desperdice e de pouparmos algum dinheiro.

As hortaliças que estão danificadas devem ser consumidas primeiro e as que vão ser armazenadas devem estar em boas condições e sem vestígios de terra. Retirei algumas ideias daqui. Aqui ficam cinco dicas para conservar vegetais para que nada se desperdice:

Congelar

congelar frutos

Há frutos que são caríssimos no supermercado quando vendidos fora da estação e que podem ser congelados, tais como as framboesas ou as amoras. Guardar em pequenas caixinhas no congelador para usar mais tarde no ano é uma boa opção.

Abóbora e curgetes ou outros dessa família podem ser arranjados e partidos aos pedacinhos para depois se poder usar nas bases de sopas. Pode-se optar por fazer misturas de vários vegetais (macedónia, por exemplo) e quando formos fazer sopa é só virar para a panela. Faz-se o mesmo com couves, já lavadinhas e arranjadas, feijões,… e num dia em que se chegue a casa sem paciência para perder tempo na cozinha, vai saber mesmo bem virar tudo para a panela sem ter que se chatear muito.

O mesmo pode ser feito com pimentos, tomates,… Estes devem ser congelados quando já estão bem madurinhos e podem ser congelados inteiros ou, se preferirem, fazer já um refogado e dividir em porções, que ficam prontas a usar.

Têm muitos limões? Espremam o sumo e congelem nas cuvetes do gelo. Ficam com sumo de limão aos cubinhos.

Há alguns vegetais que, embora possam ser congelados, perdem qualidades e são mais benéficos se consumidos frescos.

Fazer doces, compotas e geleias

doces, compotas e geleiasPode-se fazer doce de quase tudo, tanto frutos como legumes.  É só puxar pela imaginação. O doce aguenta muito tempo e sabe bem principalmente no outono e inverno. O segredo está em fechar os frascos enquanto o doce ainda está quente (para fazer o efeito do vácuo). Depois de abrir, devem conservar no frigorífico para não se estragar.

Fazer pickles

Pickled vegetables.Não sou grande fã, mas há quem goste muito de pickles de pepinos, cenouras, cebolas, couve-flor, pimentos… Conselho: sigam sempre uma receita já testada.

Desidratar

tomates desidratadosEste é um método fácil e bem conhecido. Está dependente do calor, humidade e circulação do ar. Os vegetais devem ser colhidos no pico do seu sabor, que é normalmente quando estão maduros. Pode-se desidratar feijões, favas, ervilhas, tomates, milho, malaguetas, espargos, pimentos, salsa,… Há vários métodos de desidratação de vegetais. Eu lembro-me de ver os feijões na casa da minha avó a secar ao sol.

Oferecer

cesto de vegetaisPodemos fazer cabazes lindos com produtos da horta e oferecer. Ponham à mistura uns fasquinhos de doce, outros de pickles, e aí temos ofertas úteis, bonitas e baratas. É um cesto de produtos gourmet!

Há mais sugestões para conservar vegetais? Deixem-nas nos comentários abaixo.

You may also like...

1 Response

  1. 18 Outubro, 2014

    […] Eu gosto muito de doces e faço-os com alguma frequência porque é uma das formas que tenho de aproveitar aquilo que a horta produz a mais. Ainda há pouco fiz de pera e de figo, mas este vale mesmo a pena deixar aqui porque garanto-vos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *