4 hacks com garrafões de plástico

Os senhores do ecoponto vão ter de esperar. Os da loja de bricolage também. Com estes truques vamos transformar garrafões em utensílios de jardinagem e melhorar a nossa horta sem gastar um tostão.

1 – Regador

regadorInstruções:

1.º Furar a tampa.

2.º Pronto, já está, regador instantâneo.

Um prego e um martelo fazem bem o serviço (com algo de madeira por baixo), ou um prego quente (na ponta de um alicate!) ou até uma broca pequena. Podemos escolher a quantidade, o tamanho e até a direção dos furos. Eu prefiro daqueles garrafões com pega, para ficar com uma ferramenta mais ergonómica.

2 – Pá

páPara fazermos esta pá temos de ter em atenção duas coisas:

1.º O tipo de garrafão. Pode ser de lixívia, detergente ou amaciador, desde que seja de plástico forte e com pega.

2.º Que esteja bem limpo. Se vamos usar isto na nossa horta, não pode conter restos de detergentes ou outros produtos. A água é o melhor produto para limpar estes plásticos.

De resto basta cortar mais ou menos como está na imagem.

3 – Vasos

vasosEstes vasos podem ser feitos na horizontal (para muitas plantas, de raiz supérflua) ou na vertical (para uma planta, de raiz profunda). Pega-se na tesoura e corta-se o garrafão à medida que se quer.

4 – Mini-estufas

estufaAqui podemos jogar com a imaginação. Tal como os vasos, podemos trabalhar na horizontal (com o garrafão deitado) ou na vertical (com o garrafão em pé). Se optarmos pelo garrafão deitado, podemos ter uma sementeira para germinar muitas sementes. Metade é a base, com a terra e as sementes, a outra metade é a tampa amovível. Se deixarmos um lado por cortar, esse lado pode funcionar como dobradiça, para a tampa não fugir. Eu prefiro cortar tudo.clocheSe optarmos pelo garrafão em pé, ficamos com duas cloches (ou uma cloche alta) para proteger as plantas do tempo ou das pestes. As cloches servem para proteger as plantas do clima agressivo e de bichos prejudiciais. São uma espécie de estufas portáteis.

Estes hacks aos garrafões podem ser miniaturizados com garrafas de água. Por exemplo, um minirregador para os vasos da cozinha, ou para os pequenotes ajudarem na horta.

Conhecem algum hack com garrafões que não mencionei aqui? Deixem os vossos comentários em baixo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *